PROJETO DE RESOLUÇÃO: 001/2025

Informações da matéria
Autor: MESA DIRETORA
Data: 05/08/2025
Visualizações:
Array
Ementa

REGULAMENTA A CONCESSÃO DE AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO AOS VEREADORES E SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO DE BARRA DO CORDA, ESTADO DO MARANHÃO.

Justificativa

A concessão de auxílio-alimentação aos vereadores e servidores do Poder Legislativo de Barra do Corda se faz necessária para garantir a qualidade de vida e bem-estar dos mesmos, além de contribuir para a valorização e motivação dos colaboradores. A regulamentação dessa prática visa proporcionar condições dignas de trabalho e assegurar a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos no exercício de suas funções.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
05/08/2025 12:06:20 CADASTRADO 
AGENTE: ABDIEL RAMON DO NASCIMENTO JUNIOR
CADASTRADO   
26/08/2025 15:53:19 APRESENTAÇÃO E LEITURA  21ª (VIGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 19ª (DÉCIMA NONA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 26 DE AGOSTO DE 2025 - PEQUENO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
26/08/2025 15:53:37 1ª VOTAÇÃO  21ª (VIGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 19ª (DÉCIMA NONA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 26 DE AGOSTO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais APROVADA  TRAMITADO PELO PRESIDENTE 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MONIQUE SAMPAIO

VICE-PRESIDENTE

PP

Autor

ETELDO SAMPAIO

PRESIDENTE

MDB

Autor

RUBEM FRANÇA

1º SECRETÁRIO

PSB

Autor

RIVELINO DO ALIM

2º SECRETÁRIO

PRD

Autor

Sessão: 21/2025 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA

Fase: 1ª VOTAÇÃO

Situação: APROVADA

Corpo da matéria

ART. 1º FICA O PODER LEGISLATIVO AUTORIZADO A, CONCEDER MENSALMENTE AOS VEREADORES E SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA - MA, O AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO, MEDIANTE OS REQUISITOS E CONDIÇÕES PREVISTOS NESTA RESOLUÇÃO.

PARÁGRAFO ÚNICO. FAZEM JUS AO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO O VEREADOR QUE ESTIVER NO EFETIVO EXERCÍCIO DO MANDATO E O SERVIDOR PÚBLICO QUE ESTIVER NO EFETIVO EXERCÍCIO DO CARGO.

ART. 2º O AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DESTINA-SE A SUBSIDIAR DESPESAS COM A ALIMENTAÇÃO DO VEREADOR NO EXERCÍCIO DO MANDATO E DO SERVIDOR EFETIVO EM EXERCÍCIO NA CÂMARA MUNICIPAL.

PARÁGRAFO ÚNICO. O AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO TEM CARÁTER INDENIZATÓRIO, NÃO SE INCORPORANDO, EM QUALQUER HIPÓTESE, À SUA REMUNERAÇÃO MENSAL, CARACTERIZANDO-SE COMO RENDIMENTO NÃO-TRIBUTÁVEL, SEM INCIDÊNCIA DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA OU IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (IRRF), E NÃO ESTANDO SUJEITO A QUALQUER DESCONTO.

ART. 3º O AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DE QUE TRATA ESTA RESOLUÇÃO NÃO SERÁ CONCEDIDO AO VEREADOR QUE:

I- DEIXAR O MANDATO PARA ASSUMIR SECRETARIA OU QUALQUER OUTRO CARGO NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL;

II- PERDER O MANDATO POR DESCUMPRIMENTO DE NORMAS LEGAIS;

III- ESTIVER EM LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE;

IV - ESTIVER TRATANDO DE INTERESSES PARTICULARES;

V - ESTIVER AFASTADO POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL.

ART. 4º O AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DE QUE TRATA ESTA RESOLUÇÃO NÃO SERÁ CONCEDIDO AO SERVIDOR QUE ESTIVER:

I - EM LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE;

II - EM LICENÇA MATERNIDADE;

III - EM LICENÇA PARA TRATAR DE ASSUNTOS DE INTERESSE PARTICULAR

IV - CEDIDOS A OUTROS ÓRGÃOS;

V - ESTIVER AFASTADO POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL.

ART. 5º O AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO SERÁ DISPONIBILIZADO MENSALMENTE PELO PODER LEGISLATIVO, ATÉ O DIA 20 (VINTE) DO MÊS DE COMPETÊNCIA, NO VALOR DE R$ 800,00 (OITOCENTOS REAIS), AO VEREADOR NO EXERCÍCIO DO MANDATO E NO VALOR DE R$ 400,00 (QUATROCENTOS REAIS), AO SERVIDOR EM EFETIVO EXERCÍCIO DO CARGO.

PARÁGRAFO ÚNICO. O AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO SERÁ REAJUSTADO ANUALMENTE EM Iº DE FEVEREIRO, COM BASE NA INFLAÇÃO ACUMULADA DO ANO ANTERIOR, DE ACORDO COM ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO - IPCA, POR MEIO DE PORTARIA.

ART. 6º A CONCESSÃO DE AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO SERÁ FEITA EM PECÚNIA, EM VERBA PRÓPRIA, DESTACADA NA FOLHA DE PAGAMENTO.

§1º EXCEPCIONALMENTE, O AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO PODERÁ SER PAGO ATRAVÉS DE CARTÃO MAGNÉTICO, E SUA OPERACIONALIZAÇÃO SERÁ POR MEIO DA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA.

§2º A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES PODERÁ SE UTILIZAR DAS EMPRESAS CREDENCIADAS PELO MUNICÍPIO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO.

ART. 7º O AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO NÃO ESTÁ SUJEITO AO PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE, NÃO POSSUINDO EFEITO RETROATIVO.

ART. 8º AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA RESOLUÇÃO CORRERÃO À CONTA DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS CONSIGNADAS AO PODER LEGISLATIVO, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.

ART. 9º ESTA RESOLUÇÃO ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ATRICON